Wassily Kandinsky, nasceu em Moscovo no ano de 1866 no dia 16 de Dezembro. Era de nacionalidade russa, mas mais tarde viria a adquirir nacionalidade francesa. Foi essencialmente artista, principalmente de pintura e introduziu o movimento artístico da “pintura abstracta”. Inovou as artes plásticas, influenciando muitas outras, e quebrou a ideia de tudo o que era conhecido até à altura com os seus ideais. Para além de pintor foi também professor de artes visuais. Kandinsky faleceu em Neuilly-sur-Seine, França, no ano de 1944 a 13 de Dezembro, devido a uma arteriosclerose, não chegando a fazer os seus 79 anos.
Vida de Kandinsky
A maioria da sua infância foi passada em Odessa, onde estudou direito e economia na universidade de Moscovo. Apesar de aos 26 anos obter o diploma de direito, Kandinsky desistiu de seguir esta carreira, voltando-se para a arte. Casou-se com a sua prima Anja Tchimikian, em 1982. Mudaram-se ambos em 1896 para Munique, onde Kandinsky iniciou os seus estudos em pintura na escola “Anton Ažbè”. Ele não ficou satisfeito com esta escola pois preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre em vez de modelos "malcheirosos, apáticos, inexpressivos, geralmente destituídos de carácter” como descrevera ele próprio. Dois anos após se mudar para Munique, tem uma tentativa falhada de se inscrever num curso ministrado por Franz von Stuck. No ano seguinte à sua primeira inscrição ele tenta novamente, tendo finalmente o sucesso pretendido. Frequentou o curso até 1900. Em Maio do ano seguinte, Kandinsky co-fundou uma sociedade artística ‘Phalsanx’, tornando-se mais tarde professor da escola fundada através dessa sociedade. Kandinsky separou-se de Anja em 1903 e juntou-se com uma aluna sua, Gabriele Munter, que foi sua companheira até 1914. Nessa mesma década, ele desenvolve os primeiros estudos não figurativos, sendo considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracta. Com o período da primeira guerra mundial, Kandinsky é obrigado a sair da Alemanha, mudando-se para a Suiça, a 3 de Agosto de 1914, esperando o final do conflito. Como estava demorado, ele retorna para a Rússia, separando-se de Anja no mesmo ano a 16 de Novembro. Em 1916, ele parte para Estocolmo, na Suécia para estar presente numa exposição. Conhece aquela que seria a sua terceira companheira, Nina de Andreewsky. De volta à Rússia, por estar interessado nos rumos do país, mas fica descontente com as teorias da arte que estavam presentes no país e acaba por retornar á Alemanha, em 1921. Tornou-se professor na Bauhaus até 1933. Esta escola que tinha como objectivo unir as artes plásticas com as artes aplicadas, ele assumiu a cadeira de “Pintura Mural”, onde retomou os programas e os métodos de ensino que tinha experimentado no “Instituto de Cultura Artística”. A escola é fechada pelo governo nazi, e Kandinsky muda-se para Paris, onde viverá até ao final da sua vida. Desenvolveu a arte abstracta com os companheiros Piet Mondrian e Kasimir Malevich. Formaram um “trio sagrado” da abstracção, tornando-se o mais conhecido. O fascínio pelo simbolismo e psicologia da cor acompanharam-no durante o seu crescimento, apesar de parecer nunca ter estudado arte. Em paris, ele viveu bastante isolado, porque a pintura abstracta não foi reconhecida, pois os movimentos mais admirados eram o Impressionismo e o Cubismo. Kandinsky criou um estúdio no seu pequeno apartamento, onde realizou a maioria dos seus trabalhos. Em 1936 e 1939 ele pinta as suas duas últimas composições.As obras de Kandinsky
A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstractos seguiu um longo período de desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico, baseado nas suas experiências pessoais artísticas. A isso ele chamou de beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte. Ele adquiriu vários conhecimentos através de diversos recursos que se deparou ao longo da sua juventude em Moscovo. Os verões de Kandinsky em Murnau, influenciaram algumas das suas obras, como "Murnau - Jardim I" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), podendo-se notar um crescente abstraccionismo nas suas paisagens.Outra das influências nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914. Foi igualmente influenciado pela ópera de Richard Wagner com a qual ele sentiu que quebrou os limites da música e da melodia além do lirismo tradicional, e também por Helena Petrovna Blavatsky, o mais importante exponente da teosofia nos tempos modernos. A teoria teosófica solicitou que a criação é uma proporção geométrica, começando num único ponto. O aspecto criativo das formas é expressado por uma série descendente de círculos, triângulos e quadrados. Os livros de Kandinsky ecoam estes princípios básicos teosóficos. Nos seus trabalhos algumas características são óbvias, alguns toques são mais discretos, o que servia para dizer que eles só se revelavam progressivamente àqueles que fazem um esforço para aprofundar a sua conexão com o seu trabalho. Pretendeu que as suas formas fossem subtilmente harmonizadas e colocadas, para ter contacto com a própria alma do observador. As formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos aparecem nas suas pinturas. Formas essas que sugerem organismos microscópicos mas que expressam sempre a vida interior do artista. Usava cores puras nas suas composições que evocavam a arte popular de Slavonic e que era similar a preciosos trabalhos de marca-de-água. Por vezes aplicava areia nas telas para dar uma textura de granulado aos quadros. Em “Looks on the Past” ele relata que as casas e as igrejas eram decoradas com cores tão brilhantes que, uma vez lá dentro, teve a impressão de se estar a mover dentro de uma tela pintada. A experiência e o seu estudo sobre a arte do povo na região, em particular o uso de cores brilhantes sobre fundo negro, reflectiu-se nos seus trabalhos mais recentes. Mais tarde, ele relacionou o acto de pintar para criar música na maneira que mais tarde viesse a ser mais reconhecido. Escreveu “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as corda”. Em 1936 e 1939 ele pinta as suas duas últimas telas. Uma delas é “Composição IX” é uma pintura com umas diagonais poderosas de alto contraste e cuja forma central da impressão de um embrião humano no ventre. Os pequenos quadrados de cores e as faixas coloridas parecem projectar contra o fundo preto da Composição X, como fragmentos de estrelas ou filamentos, enquanto hieróglifos com tons de pastel cobrem o grande plano castanho, que parece flutuar no canto esquerdo superior da lona. As pinturas de Kandinsky do período em que fez parte do grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro Azul") (1911-1914), foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não serviam para delimitá-las. Estas eram sobrepostas numa forma livre para formar pinturas duma força extraordinária. A influência da música foi bastante importante no nascimento da arte abstracta, como sendo abstracta por natureza, este não tenta representar o mundo exterior mas antes para expressar, numa maneira imediata, os sentimentos interiores da alma humana. Kandinsky às vezes usava termos musicais para designar o seu trabalho; ele chamou a muitas das suas pinturas espontâneas “Improvisações”, e “Composições” a outras muito mais elaboradas e trabalhadas em comprimento, um termo que ressoou nele como um orador. Além da pintura ele desenvolveu a sua opinião como um teórico da arte. Ao mesmo tempo que escrevia “Do espiritual na Arte”, Kandinsky escreveu o Almanaque do Cavaleiro Azul, que serviram tanto como defesa e promoção da arte abstracta, assim como uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. Ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autónoma e distanciada de uma descrição visual de um objecto ou de uma qualquer forma.
Vida de Kandinsky
A maioria da sua infância foi passada em Odessa, onde estudou direito e economia na universidade de Moscovo. Apesar de aos 26 anos obter o diploma de direito, Kandinsky desistiu de seguir esta carreira, voltando-se para a arte. Casou-se com a sua prima Anja Tchimikian, em 1982. Mudaram-se ambos em 1896 para Munique, onde Kandinsky iniciou os seus estudos em pintura na escola “Anton Ažbè”. Ele não ficou satisfeito com esta escola pois preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre em vez de modelos "malcheirosos, apáticos, inexpressivos, geralmente destituídos de carácter” como descrevera ele próprio. Dois anos após se mudar para Munique, tem uma tentativa falhada de se inscrever num curso ministrado por Franz von Stuck. No ano seguinte à sua primeira inscrição ele tenta novamente, tendo finalmente o sucesso pretendido. Frequentou o curso até 1900. Em Maio do ano seguinte, Kandinsky co-fundou uma sociedade artística ‘Phalsanx’, tornando-se mais tarde professor da escola fundada através dessa sociedade. Kandinsky separou-se de Anja em 1903 e juntou-se com uma aluna sua, Gabriele Munter, que foi sua companheira até 1914. Nessa mesma década, ele desenvolve os primeiros estudos não figurativos, sendo considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracta. Com o período da primeira guerra mundial, Kandinsky é obrigado a sair da Alemanha, mudando-se para a Suiça, a 3 de Agosto de 1914, esperando o final do conflito. Como estava demorado, ele retorna para a Rússia, separando-se de Anja no mesmo ano a 16 de Novembro. Em 1916, ele parte para Estocolmo, na Suécia para estar presente numa exposição. Conhece aquela que seria a sua terceira companheira, Nina de Andreewsky. De volta à Rússia, por estar interessado nos rumos do país, mas fica descontente com as teorias da arte que estavam presentes no país e acaba por retornar á Alemanha, em 1921. Tornou-se professor na Bauhaus até 1933. Esta escola que tinha como objectivo unir as artes plásticas com as artes aplicadas, ele assumiu a cadeira de “Pintura Mural”, onde retomou os programas e os métodos de ensino que tinha experimentado no “Instituto de Cultura Artística”. A escola é fechada pelo governo nazi, e Kandinsky muda-se para Paris, onde viverá até ao final da sua vida. Desenvolveu a arte abstracta com os companheiros Piet Mondrian e Kasimir Malevich. Formaram um “trio sagrado” da abstracção, tornando-se o mais conhecido. O fascínio pelo simbolismo e psicologia da cor acompanharam-no durante o seu crescimento, apesar de parecer nunca ter estudado arte. Em paris, ele viveu bastante isolado, porque a pintura abstracta não foi reconhecida, pois os movimentos mais admirados eram o Impressionismo e o Cubismo. Kandinsky criou um estúdio no seu pequeno apartamento, onde realizou a maioria dos seus trabalhos. Em 1936 e 1939 ele pinta as suas duas últimas composições.As obras de Kandinsky
A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstractos seguiu um longo período de desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico, baseado nas suas experiências pessoais artísticas. A isso ele chamou de beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte. Ele adquiriu vários conhecimentos através de diversos recursos que se deparou ao longo da sua juventude em Moscovo. Os verões de Kandinsky em Murnau, influenciaram algumas das suas obras, como "Murnau - Jardim I" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), podendo-se notar um crescente abstraccionismo nas suas paisagens.Outra das influências nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914. Foi igualmente influenciado pela ópera de Richard Wagner com a qual ele sentiu que quebrou os limites da música e da melodia além do lirismo tradicional, e também por Helena Petrovna Blavatsky, o mais importante exponente da teosofia nos tempos modernos. A teoria teosófica solicitou que a criação é uma proporção geométrica, começando num único ponto. O aspecto criativo das formas é expressado por uma série descendente de círculos, triângulos e quadrados. Os livros de Kandinsky ecoam estes princípios básicos teosóficos. Nos seus trabalhos algumas características são óbvias, alguns toques são mais discretos, o que servia para dizer que eles só se revelavam progressivamente àqueles que fazem um esforço para aprofundar a sua conexão com o seu trabalho. Pretendeu que as suas formas fossem subtilmente harmonizadas e colocadas, para ter contacto com a própria alma do observador. As formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos aparecem nas suas pinturas. Formas essas que sugerem organismos microscópicos mas que expressam sempre a vida interior do artista. Usava cores puras nas suas composições que evocavam a arte popular de Slavonic e que era similar a preciosos trabalhos de marca-de-água. Por vezes aplicava areia nas telas para dar uma textura de granulado aos quadros. Em “Looks on the Past” ele relata que as casas e as igrejas eram decoradas com cores tão brilhantes que, uma vez lá dentro, teve a impressão de se estar a mover dentro de uma tela pintada. A experiência e o seu estudo sobre a arte do povo na região, em particular o uso de cores brilhantes sobre fundo negro, reflectiu-se nos seus trabalhos mais recentes. Mais tarde, ele relacionou o acto de pintar para criar música na maneira que mais tarde viesse a ser mais reconhecido. Escreveu “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as corda”. Em 1936 e 1939 ele pinta as suas duas últimas telas. Uma delas é “Composição IX” é uma pintura com umas diagonais poderosas de alto contraste e cuja forma central da impressão de um embrião humano no ventre. Os pequenos quadrados de cores e as faixas coloridas parecem projectar contra o fundo preto da Composição X, como fragmentos de estrelas ou filamentos, enquanto hieróglifos com tons de pastel cobrem o grande plano castanho, que parece flutuar no canto esquerdo superior da lona. As pinturas de Kandinsky do período em que fez parte do grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro Azul") (1911-1914), foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não serviam para delimitá-las. Estas eram sobrepostas numa forma livre para formar pinturas duma força extraordinária. A influência da música foi bastante importante no nascimento da arte abstracta, como sendo abstracta por natureza, este não tenta representar o mundo exterior mas antes para expressar, numa maneira imediata, os sentimentos interiores da alma humana. Kandinsky às vezes usava termos musicais para designar o seu trabalho; ele chamou a muitas das suas pinturas espontâneas “Improvisações”, e “Composições” a outras muito mais elaboradas e trabalhadas em comprimento, um termo que ressoou nele como um orador. Além da pintura ele desenvolveu a sua opinião como um teórico da arte. Ao mesmo tempo que escrevia “Do espiritual na Arte”, Kandinsky escreveu o Almanaque do Cavaleiro Azul, que serviram tanto como defesa e promoção da arte abstracta, assim como uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. Ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autónoma e distanciada de uma descrição visual de um objecto ou de uma qualquer forma.
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