· Autonomia da arte face ao real;
· Obra de arte como uma representação do mundo e não como uma representação narrativa;
· Obra de arte como uma estrutura formal e cromática simbólica;
· Introdução da racionalidade e da simbologia analógica de formas, ritmos e cores;
· Não imita a realidade;
· Não é figurativa, nem objectiva;
Abstracção Lírica - Kandinsky
· Influências do Expressionismo na fase Der Blaue Reiter;
· Arte como necessidade interior, como estrutura simbólica e como processo de comunicação espiritual;
· Ausência de estruturação geométrica;
· Afirmação da estética da emoção;
· A cor e a linha como elementos da simbologia e da harmonia interna da obra de arte;
· Muita cor, forte e contrastada;
· Mancha esbatida e diluída;
· Marcação com traços a preto.
Abstracção Geométrica
· Influência do Cubismo Sintético, sobretudo através da Secção Áurea e do Orfismo e pelo Futurismo;
· Arte como organização geométrica pura;
· Racionalizada, análise intelectual científica;
· Utilização dominante de cores primárias;
· Introdução de formas geométricas;
· Marcação de planos horizontais e verticais (ortogonalidade);
· Definição da harmonia através de ritmos matemáticos;
· Subdivide-se em duas correntes: Suprematismo e Neoplasticismo.
· Obra de arte como uma representação do mundo e não como uma representação narrativa;
· Obra de arte como uma estrutura formal e cromática simbólica;
· Introdução da racionalidade e da simbologia analógica de formas, ritmos e cores;
· Não imita a realidade;
· Não é figurativa, nem objectiva;
Abstracção Lírica - Kandinsky
· Influências do Expressionismo na fase Der Blaue Reiter;
· Arte como necessidade interior, como estrutura simbólica e como processo de comunicação espiritual;
· Ausência de estruturação geométrica;
· Afirmação da estética da emoção;
· A cor e a linha como elementos da simbologia e da harmonia interna da obra de arte;
· Muita cor, forte e contrastada;
· Mancha esbatida e diluída;
· Marcação com traços a preto.
Abstracção Geométrica
· Influência do Cubismo Sintético, sobretudo através da Secção Áurea e do Orfismo e pelo Futurismo;
· Arte como organização geométrica pura;
· Racionalizada, análise intelectual científica;
· Utilização dominante de cores primárias;
· Introdução de formas geométricas;
· Marcação de planos horizontais e verticais (ortogonalidade);
· Definição da harmonia através de ritmos matemáticos;
· Subdivide-se em duas correntes: Suprematismo e Neoplasticismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário