quinta-feira, 9 de abril de 2009

EXPRESSIONISMO

O Expressionismo
Expressionismo é o movimento artístico que nasceu na Alemanha (Dresden), no início do século XX e que põe a tónica da sua arte na expressão das emoções e sentimentos.
Ao contrário do Impressionismo, o Expressionismo representa as realidades invisíveis (espirituais), representado uma arte de dentro para fora e o reflexo dos tempos conturbados que antecederam a 1ª Guerra Mundial.
Até 1914-18, esta forma de arte foi desenvolvida por dois momentos: o grupo Die Brücke ( a Ponte), fundado na cidade alemã de Dresden, e o grupo Der Blaue Reiter ( o Cavaleiro Azul) nascido na cidade de Munique, também na Alemanha.

Die Brücke ( a Ponte)
Este movimento nasceu de uma associação de artistas alemães fundada em 1905. Liderado por Kirchner. Este grupo pretendeu expressar os seus sentimentos e traumas da alma humana com vigor, dramatismo, coragem, angustia e até violência, numa atitude de denúncia, de crítica e de contestação política e social, contrários aos objectivos de movimento Fauve que apenas pretendia atingir objectivos estéticos e plásticos. Como consequência, e estética do movimento foi patética e convulsiva, revelada por uma linguagem figurativa, com formas simplificadas, propositadamente deformadas e aguçadas, contornadas por linhas a negro e preenchidas por cores puras, violentas e contrastadas, ora sombrias e sujas, antinaturalistas e aplicadas em pinceladas rápidas, por vezes, numéricas e texturadas.
A execução foi espontânea e temperamental, desenfreada e irreflectida, fazendo com que obras se assemelhassem a esboços toscos e inacabados.
As temáticas usadas por este grupo privilegiaram a vida íntima e a sexualidade erotismo, cenas de rua, cafés e cabarés, o mundo da prostituição e da miséria urbana, retratos e auto-retratos. Resumindo, a actualidade do pintor com incidência na vida urbana e na marginalidade
O advento da 1ª Guerra Mundial, provocou a dispersão deste grupo de artistas. No entanto depois de terminar o conflito mundial, o seu Expressionismo renasceu sob novas roupagens, revelando desespero, o delírio, a desordem então sentidos pelo povo Alemão. Este novo movimento expressionista chamou-se de Nova objectividade ou Realismo Mágico e teve como representantes Otto Dix, George Grosz, Max Beckmann e Rudolph Schlichter
Em Munique na Alemanha, surgiu em 1910, um outro movimento expressionista – O Cavaleiro Azul – fundado pelo artista russo Wassily Kandinsky-1866-1944 e composto pela Associação dos Artistas de Munique criada por Kandinsky, por Paul Klee, Franz Marc e Auguste Macke.
Criam unir os artistas dentro da Vanguarda da arte europeia, ultrapassando barreiras ideológicas, culturais.
As temáticas do grupo vão para temáticas naturalistas, de sentido irreal e alegórico, como paisagens, cenas sociais e da vida animal. A execução é pensada e reflectida, aliada a uma simplificação dos meios utilizados.
Na construção das formas valorizam a mancha cromática, a utilização de cores claras lírica e complementares…opostas. As composições são orientadas por linhas circulares.
A expressividade incide no lirismo, na emotividade, na tranquilidade e na paz, explorando o sentido mágico e místico dos conteúdos.
Estas características revelam algumas influências de Cezanne no tratamento do espaço, e de Matisse pelo tratamento arbitrário de cor.
Wasslily Kandinsky, o líder do grupo, este profundamente empenhado na renovação da linguagem plástica. Nessa renovação ele diz que não interessa a forma, mas o conteúdo, o tom interior. As suas pesquisas levá-lo-ão à descoberta da Arte Abstracta.
Este movimento dispersou com o início da 1ª Guerra Mundial. Apesar disso a sua arte vai continuar, sob novas formas, após 1918, nomeadamente através da escola de Artes da Bauhaus, onde Kandinsky e Klee foram professores

Sem comentários:

Enviar um comentário