segunda-feira, 27 de abril de 2009

ARTE ABSTRACTA

É considerada a expressão mais pura da criação artística, pois está liberta de programas ideológicos ou culturais.
Nela, o artista não necessitou de recorrer ao mundo visível, pois não retrata o concreto, pelo contrário, apresenta uma sucessão de formas e de cores que em nada reproduzem a realidade.
O abstraccionismo representa o ponto de chegada das várias correntes de Vanguarda, iniciadas com o fauvismo.
A Arte Abstracta ou Arte não-figurativa, é uma forma de Arte, pintura, escultura ou arte gráfica, em que a realidade visível (portanto apenas aparente!) não está representada.
Toda a arte consiste em elementos que, em si, são abstractos: linha, forma, cor, tons e textura.
Anteriormente ao século XX, os artistas utilizavam estes elementos para representar o mundo da natureza e o mundo real através da imitação das suas formas. A representação mimética sobrepunha-se á expressão.
A Arte Abstracta tem as suas origens próximas no século XIX, um século caracterizado por uma arte figurativa, mas em que alguns artistas começaram a examinar os mecanismos da luz e da percepção visual.
O Romantismo contraria a visão fundamentalmente idealista e imitativa da arte do Neoclassicismo, sublinhando o papel da imaginação criadora do artista e do seu inconsciente.
Afirmou Maurice Denis: "Devemos lembrar que uma pintura, antes de ser um cavalo ou um nu ou outra coisa qualquer, é essencialmente uma superfície plana, coberta por cores numa certa ordem". Esta noção da pintura começa a ser reflectida pelos Simbolistas e pós-impressionistas do seu tempo.
Os movimentos artísticos do inicio do século XX, o Fauvismo, Expressionismo, Cubismo e o Futurismo, reforçam e sublinham esta diferenciação entre a Arte e a Natureza.
Há, no entanto, uma grande diferença entre abstratizar partindo das aparências do mundo real, mesmo até ao ponto do não reconhecimento ou não identificação e fazer Arte a partir de formas independentes do mundo real.
Nos quatro ou cinco anos antes da Primeira Guerra, Robert Delaunay, Wassily Kandinsky, Kazimir Malevich e Vladimir Tatlin iniciam a Arte Abstracta. Kandinsky é geralmente considerado o primeiro artista a ter executado obras não figurativas cerca de 1910-11, ou seja, sem objectos reconhecíveis.
Durante a guerra, o aparecimento do movimento Dada em Zurique e do grupo De Stijl na Holanda aprofundaram os caminhos desta arte.
O Surrealismo e os movimentos ligados ao Realismo que se sucedem, reforçaram no entanto o pendor verístico da pintura.
Após a Segunda Guerra, uma escola americana liderada por Jackson Pollock vem a emergir, o Expressionismo Abstracto, e a partir dos anos 50, a Arte Abstracta afirma-se como um modo de expressão relativamente comum na Europa e nos EUA.
Muitas pessoas ficam perplexas com esta forma de arte, mas para quem aceita e valoriza esta linguagem não figurativa, a Arte Abstracta é de grande valor e importância.
Para gostar de Arte Abstracta é necessário conhecê-la. É a História da Arte que nos permite acompanhar o nascimento desta forma de expressão que tem por fonte o espírito e a vivência humanos.
A Arte Abstracta é uma conquista fundamental da Arte Moderna, senão mesmo a sua maior realização.

Sem comentários:

Enviar um comentário